19/02/2021

Plantas em casa: Saiba qual tipo de planta é ideal para cada ambiente!

Adotar uma decoração com plantas em casa é uma atitude que vai além do simples objetivo de embelezar ambientes. Essa é uma medida relacionada, também, à melhoria da qualidade de vida dos moradores e de quem frequenta os ambientes.

Assim, cultivar plantas em casa, sejam elas ornamentais ou não, pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde, além de deixar sua casa linda.

Pensando nisso separamos, neste artigo, quais os benefícios de decorar com plantas e quais são ideais para cada ambiente da casa, confira a seguir:

Por que você deve ter plantas em casa e adotar uma decoração viva?

1. Plantas em casa melhoram a qualidade do ar e umidificam o ambiente!

Elas são responsáveis por filtrar o ar que respiramos. Por isso, ter plantas em casa é importante para melhorar a qualidade do ar, deixando ele livre de gases tóxicos, como monóxidos e benzenos.

Além disso, algumas espécies, durante sua transpiração, formam gotículas de água e umidificam o ambiente ao seu redor. Um exemplo disso são as samambaias, benéficas para ambientes onde o clima é muito seco.

2. Contribui com sua saúde e bem-estar!

De acordo com a diretora do Centro Psicológico de Controle do Estresse, Marilda Lipp, em uma entrevista para o Estadão: 

Manter contato direto com a natureza nos dá uma sensação de plenitude emocional. Dedicar-se ao cultivo das plantas e ao tratamento das flores ajuda na homeostase, no alcance do equilíbrio”

Além de melhorar os níveis de estresse, ter plantas em casa estimula a criatividade e diminui a pressão sanguínea, trazendo paz e tranquilidade. Plantas são ornamentos que possuem vida, acompanhar o seu crescimento trazem alegria e satisfação para o dia-a-dia.

3. Plantas em casa melhoram a concentração e aumentam a produtividade!

Segundo um artigo do Journal of Environmental Psychology, plantas com flores podem reduzir a falta de atenção em até 70% e aumentar em até 12% a produtividade. Em tempos de home office, cultivar plantas em casa é uma alternativa agradável e inteligente para se concentrar melhor.

Os benefícios não se limitam apenas a pessoas que trabalham! Ter plantas em casa é uma excelente alternativa para melhorar a qualidade do estudo dos seus filhos.

Um estudo realizado pela Royal College of Agriculture descobriu que os alunos prestavam 70% mais atenção quando estudavam em um ambiente com plantas.

Qual tipo de planta é ideal para cada ambiente de uma casa?

Para quem nunca teve o hábito de cultivar plantas em casa, começar pode ser um desafio! Para que isso seja um impedimento, nossa equipe separou uma lista com as plantas ideais para cada ambiente da casa, você pode começar por aqui!
Sala de estar:
As plantas para casa presentes na sala de estar devem remeter a sensação de frescor, plantas maiores ou com folhas mais largas valorizam o ambiente.

Outra importante característica a ser considerada ao escolher a planta que vai compor a decoração desse ambiente é buscar opções que ajudem na purificação do ar.

Plantas em casa como a figueira-benjamim e dracena, limpam o ar de substâncias tóxicas como benzol, tricloroetileno e formaldeído. Para quem não cultiva plantas em casa e é mais propenso a cometer deslizes no cuidado, plantas como a jibóia e a camedórea-elegante são opções ideais.

Essas plantas não necessitam de muita luz e são simples de cuidar.
Cozinha:
Para esse ambiente são inúmeras as possibilidades e os benefícios para quem quer decorar com plantas em casa

Se você optar por plantas floridas, as violetas são uma excelente opção, pois ajudam a afastar formigas. Outra possibilidade com lindas flores é a Jasmim-de-Madagascar, que além de embelezar o ambiente o ano todo ainda o torna mais saudável.

Para purificação do ar, a hera-do-diabo é, segundo a NASA, uma das três principais plantas para casa que tem o poder de remover do ar os formaldeídos. Essas substâncias são tóxicas e por possuírem ação conservante, são encontradas em frutas e legumes.
Quarto:
É nesse ambiente que as plantas em casa contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida. É importante escolher a dedo as plantas que compõem a decoração do seu quarto.

Uma importante questão a se considerar é buscar plantas para casa que não consumam tanto oxigênio durante a noite. Algumas plantas como a espada-de-São-Jorge e a hera, além de não consumir oxigênio, o libera durante a noite e ainda limpa o ar de toxinas.

Algumas flores liberam odores que contribuem com a cura da insônia, proporcionando um relaxamento mais profundo e rápido. Para quem sofre com o mal da insônia, plantas como Jasmim, lavanda ou alecrim podem melhorar a qualidade do seu sono!
Banheiro:

Nesse ambiente da casa é comum enfrentar problemas como muita umidade e baixa iluminação que podem afetar o desenvolvimento da maioria das plantas. 

Uma boa opção de planta para o banheiro é a Aloe-Vera, ela é conhecida como a planta da imortalidade, é muito interessante de se ter por perto. A umidade do ambiente é o suficiente para mantê-la, mas é importante deixar o vaso perto da janela para que receba um pouco de iluminação.

Como já sabemos, ter plantas em casa envolvem vários benefícios, mas uma alternativa interessante para o banheiro é uma planta neutralizadora de odores. Essa planta é o imbé, que além de ser um substituto natural para desodorizadores, se desenvolve melhor em ambientes úmidos e de pouca luz.

Agora você já conhece os benefícios de criar plantas em casa e já conhece plantas simples e ideais para cada ambiente da casa. 

O cultivo terapêutico recebe o nome de Hortoterapia, você já ouviu falar desse conceito? Entenda mais sobre em nosso artigo: Hortoterapia: Como jardinagem pode ajudar na sua saúde?

Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais, para mais dicas de como melhorar sua qualidade de vida!