8/02/2021

Natureza e saúde: Por que levar uma vida mais sustentável?

Uma vida mais sustentável pode trazer benefícios para sua saúde física e mental
Capa Blog

Com o crescimento dos espaços urbanos, o contato com a natureza se torna cada vez mais incomum para a maioria das pessoas e uma vida mais sustentável parece um sonho distante.

O escritor e jornalista Norte-Americano Ruchard Louv criou um termo para a falta deste contato: “Vitamina N” e “Transtorno de Deficit de Natureza”. Em seus livros onde fala sobre sua relação com a natureza, ele também discute sobre a essencialidade dela para nossa saúde. 

E não ache que isso se trata apenas de uma opinião pessoal!

Muitos médicos e organizações de saúde concordam completamente com ele: uma vida mais sustentável é uma vida mais saudável. 

Existem diversas pesquisas na área da biologia que comprovam os impactos positivos da natureza na nossa saúde física e mental, desde problemas respiratórios e até mesmo aumento na expectativa de vida. 

Pense no contexto de 2020, com a pandemia e o distanciamento social. Ficamos presos dentro de nossas casas por muito mais tempo do que esperávamos e sentimos na pele a necessidade de adotar uma vida mais sustentável.

Os níveis de estresse e ansiedade aumentaram em grande parte da população.

A privação causada pela quarentena fez muitas pessoas perceberem a importância de uma vida mais sustentável com o contato com o ar livre e a reconexão com a terra. 

Estar em contato com a natureza exige de nós um certo estímulo para praticarmos atividades físicas, nos afasta da poluição e pode afetar diretamente no humor e saúde mental. 

Shinrin-yoku: A arte japonesa da terapia da floresta.

Segundo o Doutor Qing-Li, autor dos livros “Shinrin-yoku: A arte japonesa da terapia da floresta”, a prática de caminhar por parques ou áreas verdes reduz a produção de cortisol, hormônio responsável pelo estresse. 

Levar uma vida mais sustentável também diminui a pressão arterial, ansiedade, irritação e ajuda a melhorar o seu sono, consequentemente melhora o funcionamento do sistema imunológico. 

As melhores formas de praticar uma vida mais sustentável!

Trazer a natureza pra pertinho talvez seja uma excelente opção pra você que quer melhorar o seu estilo de vida mas tem poucas áreas verdes ao redor. 

As vezes coisas muito simples podem tornar a sua casa mais verde. Ter alguns vasos de planta espalhados e deixar a luz natural entrar são formas excelentes de levar uma vida mais sustentável. 

1 - Procure alternativas que não precisem de energia elétrica.

Janelas grandes são amigas, além de ajudar na circulação do ar pela casa também ampliam a iluminação natural. 

Para alcançar uma vida mais sustentável pense bem na posição da casa em relação ao Sol. Isso será importante e te poupará muitas dores de cabeça com iluminação elétrica e refrigeração dos cômodos.

2 - Muros verdes.

Além de uma bela decoração para qualquer espaço da casa, muros verdes podem ajudar na refrigeração e trazer um espaço muito prazeroso.

Uma vida mais sustentável pode começar em um jardim de inverno com algumas cadeiras, redes ou mesa é um excelente lugar para um café da tarde ou ler um livro.

3 - Captação de água fluvial para uma vida mais sustentável.

A captação de água fluvial deve ser feita separada da água potável, mas é uma excelente opção para evitar desperdício. 

Ela deve ser feita através de encanamentos, calhas, tubulações e filtros. A água vinda da chuva deve ser usada para o jardim, descarga do vaso sanitário e para limpar o quintal.

4 - Falando em jardim...

Se estamos falando de uma vida mais sustentável e contato com a natureza. Porque não botar a mão na massa e cuidar de suas próprias plantinhas ou até mesmo fazer uma horta? 

Pegue garrafas pet, um pouco de terra, sementes e brotinhos e crie sua terapia pessoal! 

Além de ajudar em sua saúde mental, plantar alimentos também pode reduzir a quantidade de agrotóxicos que você ingere diariamente. E existe um gostinho muito gratificante de comer algo que você mesmo plantou!

5 - Você já ouviu falar da apicultura urbana?

Uma vida mais sustentável também pode estar relacionada ao contato com os animais. Você sabia que você pode ter uma colméia de abelhas em casa? 

Claro, antes de sair por aí criando abelhas, é necessário procurar saber se a prática não é proibida na sua cidade. 

Diferente do que se acredita, criar abelhas em casa é uma excelente prática para uma vida mais sustentável que quase não custa nada para manutenção. 

Por serem animais que se sustentam sozinhos, você não terá muito trabalho, além de polinizar suas plantas, produzem mel de excelente qualidade.

Em uma tacada só você melhora a saúde das suas plantas e a sua própria saúde também ao apostar em uma vida mais sustentável.

O mel tem propriedades que ajudam em alergias, acne e mais um milhão de coisas que poderíamos passar o dia todo falando…Mas isso é assunto pra outro dia. 

Por enquanto, era vida mais sustentável que você queria? Seu desejo é uma ordem. 

Esperamos que tenha gostado desse artigo e que ajude a melhorar seu estilo de vida. Têm algumas outras dicas para compartilhar? Comenta aqui pra gente saber!