12/02/2021

Hortoterapia: Como jardinagem pode ajudar na sua saúde?

Conhecida como Hortoterapia ou terapia horticultural, cuidar de plantas e hortas são excelentes atividades para a manutenção da saúde mental e física.
hortoterapia
Esse nome parece é algo muito fora do nosso cotidiano né?

Mas Hortoterapia nada mais é do que cultivar e cuidar de plantas e flores em um espaço ao ar livre. Nós até já falamos por aqui sobre os benefícios de estar em contato com a natureza, mas hoje vamos focar na jardinagem!

Também conhecida como Terapia Horticultural, a primeira vez que houve uma publicação sobre o assunto foi no século 19 pelo Dr Benjamin Rush.

Ele apontava diversos benefícios físicos e mentais que podemos adquirir ao praticar a hortoterapia, como:

As diversas faces da Hortoterapia:

O simples contato com a natureza já faz parte da atividade, sendo uma hortoterapia passiva, recomendável para pessoas mais debilitadas e cadeirantes.

A prática passiva constitui-se em sentar em um pomar ou um jardim por alguns minutos do dia, para contemplar a paisagem e  tomar um ar fresco.

Já a Hortoterapia ativa se trata de pôr a mão na massa! Desde o planejamento do jardim até sua execução.

Além de adquirir um senso de responsabilidade e disciplina, a jardinagem pode ajudar no controle do estresse. 

A hortoterapia da infância à Terceira idade

A educação ambiental na infância é muito importante. É nesse momento que os pequeninos criam uma conexão e consciência das relações entre nós (humanos) e  natureza.

A hortoterapia praticada na escola pode ser um grande auxílio pedagógico. Melhorando as habilidades de socialização das crianças e sensação de pertencimento àquele espaço, a terra e escola.

Para a terceira idade pode auxiliar na memorização, flexibilidade física e sensibilidade, sem contar que a hortoterapia pode trazer um propósito, rotina e motivação para idosos se sentirem mais úteis e empolgados.

Como levar essa prática para casa?

Sua hortoterapia pode começar aos poucos…Com plantas que crescem sem muita dificuldade ou exigências. Use garrafas pets, uma janela em que bate sol ou com plantas para ambientes internos. 

Caso sua área externa seja pequena, um jardim vertical pode ser uma excelente alternativa para os seus cultivos.

Você pode comprar jardins verticais prontos para serem instalados na internet mesmo ou criar o seu do zero. Existem diversos vídeos e ideias que podem te ajudar a aflorar o seu lado artístico pela internet!

 A hortoterapia pode ser feita em pequenos espaços, o importante é estar em contato com a prática.

Atualmente o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, então optar por comprar alimentos orgânicos já é um excelente caminho para se seguir. Mas plantar seus próprios alimentos é melhor ainda! 

Além da sensação de produtividade e dever cumprido, você terá controle da procedência de seus temperos e vegetais.

Caso seu dia-a-dia seja corrido e não sobre muito tempo livre para cuidar da sua horta, existem diversos vegetais que exigem pouca manutenção:

Além de pouca manutenção, são alimentos que rendem produção pro ano todo! 

Assim você irá unir os benefícios da hortoterapia aos benefícios de uma alimentação mais saudável.

Borra de café, casca de banana… é adubo pra toda semana!

Como falamos, precisamos de alguns cuidados básicos de manutenção da sua horta, poda e adubação são alguns desses cuidados. Pois muitas plantas acabam morrendo pela falta de nutrientes da terra.

Adubar e podar a terra também se enquadram no processo da Hortoterapia. E em uma tacada só você pode manter a saúde das plantas e ser mais sustentável ao evitar o desperdício de alimentos.

Sabe aquela casca de vegetal e ovo que você joga fora? 

Triture ela, escolha um local para deixar os compostos descansarem (em contato com a terra) e quando ele tiver aspecto e cheiro de terra está pronto para ser usado! 

No caso da borra de café espere ela esfriar para seguir com o mesmo processo.

Essa apenas uma das formas de se criar adubo orgânico e podemos falar um pouco mais sobre adubação e compostagem outro dia. Uma coisa que não falta nesse assunto é pano pra manga!

Gostou do nosso artigo sobre Hortoterapia? Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe nosso blog para mais dicas de sustentabilidade!