21/07/2021

Abelhas: Conheça o papel delas para o meio ambiente!

Importância das abelhas

As abelhas são pequenos animais com uma grande importância para a vida no planeta, elas ajudam na regulação das florestas e biodiversidade. 

Esses pequenos insetos são animais alados pertencentes da classe Hymenoptera e podem ser encontrados em mais de 16 mil espécies diferentes. Só no Brasil são mais de 3 mil espécies, a maioria delas são nativas sem ferrão. Além disso, podem voar a uma velocidade de 25 km/h. 

As abelhas são os principais polinizadores do planeta e são essenciais para a conservação de ecossistemas.

Fatores como agricultura, mudança das espécies nativas, poluição, alterações climáticas entre outros problemas estão causando a diminuição das populações de abelhas pelo mundo. Esse é um problema que não afeta apenas o reino animal, mas também o ecossistema que estamos envolvidos.

No artigo de hoje vamos explorar um pouco mais da particularidade desses seres e abordar a relevância deles para o mundo que vivemos.

Polinização

A polinização consiste no transporte de pólen de uma planta para outra, é mais comumente conhecido por acontecer em flores. É por esse processo que as plantas são fecundadas dando origem ao desenvolvimento de frutos e sementes.

Cerca de 2% das abelhas selvagens são responsáveis por 80% da polinização das culturas mundiais. Essa ação ajuda a assegurar a renovação das espécies de plantas e da fauna dos ecossistemas, atuando diretamente na reprodução e frutificação das plantas. 

Esse fenômeno é essencial para a manutenção da biodiversidade além de ser imprescindível para a propagação de muitas espécies garantindo o equilíbrio ecológico do planeta.

Vemos que as abelhas são de longe os animais mais especialistas neste trabalho. Após a instalação da colmeia esses pequenos insetos sabem até mesmo diferenciar os melhores horários para a coleta de pólen. 

Seu corpo cheio de pequenos pelos facilitam a coleta e transporte de pólen de uma planta para outra. Além disso, o pólen faz parte da dieta das abelhas como principal fonte de proteína. 

As abelhas não são os únicos animais polinizadores, outros insetos, aves e até mesmo alguns mamíferos desempenham esse papel. Morcegos, beija-flores, vespas, moscas, mariposas, besouros são alguns dos animais que realizam essa função.

Tipos de abelhas

Algumas pesquisas indicam o surgimento das abelhas no período Jurássico, isso significa que elas vieram antes das plantas angiospermas. 

A Apis mellifera ou abelha-europeia é a clássica abelha preta e amarela conhecida por todos. Essa espécie de abelha tem como principal função a polinização de alimentos, principalmente vegetais. 

abelhas que tem um comportamento totalmente diferente da abelha-européia. Sua vida é mais curta, elas vivem solitárias dentro de buracos em troncos e morrem antes do nascimento de suas larvas. 

Há também algumas sem ferrão como a Guiruçu (Schwarziana quadripunctata), que escava seu ninho no solo ou aproveita de antigos formigueiros. Essa espécie é conhecida por ser tranquila e visitante frequente das copas das árvores.

Só no Brasil há cerca de 300 espécies diferentes de abelhas realizando as mais variadas funções. Mesmo exercendo tarefas diferentes, todas desempenham papéis importantes na preservação das matas.

Importância das abelhas

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as abelhas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. É por meio da polinização que as abelhas trabalham na renovação das florestas e biodiversidade. Sendo esse um dos pontos fundamentais na produção de muitos alimentos existentes em nosso cotidiano.

A ONU estabeleceu o dia 20 de maio como Dia Mundial das Abelhas com objetivo de encorajar a conscientização sobre a importância delas e de outros animais polinizadores. 

Além da contribuição para o desenvolvimento sustentável, as abelhas são insetos muito engenhosos que têm grande importância nas nossas vidas e no planeta. A extinção desse pequeno animal afetaria o equilíbrio de todo o planeta.

Alimentação 

Na alimentação, cadeia alimentar e até mesmo como indicadores de saúde o papel desses animais ameaçados é fundamental para a vida na terra. 

Toda a cadeia alimentar seria prejudicada com o desaparecimento das abelhas.

Sem as abelhas não haveriam maçãs, tomates, melancias, frutos silvestres, amêndoas entre outros alimentos. Em uma escala global, o desaparecimento das abelhas causaria grandes alterações na produção de alimentos em todo o mundo.

Sem a polinização não haveria a produção de gêneros comumente utilizada para alimentar gado. Além de afetar também a alimentação de animais herbívoros que consequentemente afetaria os animais carnívoros.

Assim, causando danos a toda cadeia alimentar incluindo a agricultura e indústria de gêneros alimentícios. 

O papel das abelhas é fundamental para garantir a segurança alimentar e nutricional e principalmente na luta contra a pobreza

Sem as abelhas a polinização cai cerca de 80%, assim acabando com a alimentação de insetos, pássaros e outros animais. Consequentemente isso afeta toda cadeia alimentar o que destruiria todo um ecossistema.

Indicadores de saúde

As abelhas ainda servem como importantes indicadores de saúde do ecossistema ou habitat que estão inseridas. 

Esses animais vivem em colônias que em condições adequadas podem durar muitos anos.

Se uma colmeia existe a muito tempo em um local isso significa que a vida naquele ambiente é boa, as plantas e animais estão saudáveis. 

As abelhas são animais extremamente sensíveis às mudanças climáticas. Assim, a presença de uma colônia de abelhas muito antiga indica a saúde daquele ecossistema. 

Diminuição de populações de abelhas

As populações de abelhas têm diminuído muito principalmente em países da europa e América. Diversos motivos influenciam a diminuição dessas populações, entre eles estão:

  • agricultura intensiva; 
  • uso de pesticidas;
  • espécies introduzidas;
  • uso de culturas geneticamente modificadas;
  • alterações climáticas.

Estudos realizados pela Universidade de Bristol indicaram que o uso de inseticidas foram responsáveis por severos danos à memória e outras funções cerebrais das abelhas

Segundo o Prof. Dr Kiah Tasman “Sabemos que um sono de qualidade é extremamente importante para a saúde e formação de memórias duradouras tanto em seres humanos quanto em insetos”.

Diversos pesticidas tiveram seus usos proibidos na União Europeia assim como em outros países pelo mundo por causarem severos danos aos animais e a plantações. 

E as abelhas vêm sofrendo fortemente com o uso desses componentes ainda liberados no Brasil. Como já foi afirmado, suas atividades são fundamentais para a manutenção da vida humana e de diversos outros seres vivos.

Além disso, pesquisadores afirmam que destinar extensas áreas para o cultivo de apenas uma cultura cria habitats improdutivos para o trabalho de polinização das abelhas

Abordar temas que tratam sobre as interferências humanas no meio ambiente é essencial para entender o nosso lugar no planeta e aprendermos com ela como viver em harmonia.

E qual o nosso papel?

O nosso papel nessa história consiste em tarefas ‘’simples’’, como o combater o aquecimento global. Atitudes como essas auxiliam a preservação das abelhas e seus ecossistemas.

Substituir o uso de produtos agressivos ao meio ambiente por produtos sustentáveis e ecológicos é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Ações pequenas como a criação de plantas atrativas para abelhas em seu jardim ajuda nesse processo. 

Temperos como manjericão, tomilho, hortelã e alecrim são alguns dos favoritos das abelhas além de serem ótimos na cozinha. E flores como margaridas, girassóis e papoilas as clássicas preferidas das abelhas além de darem mais vida ao seu jardim estão ajudando esses pequenos insetos.

Essas ações não só contribuem para a preservação das abelhas, como o crescimento de suas populações.

Gostou do nosso artigo sobre A Importância das abelhas? Se temas relacionados à qualidade de vida e sustentabilidade te interessam, nos siga nas redes sociais para saber mais.